segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conflito conjugal


Conflito é uma oposição de opiniões, que indica desacordo na forma de ver uma mesma situação. Na vida conjugal, as divergências de opiniões e pequenas discussões são até certo ponto normais, uma vez que somos diferentes uns dos outros e carregamos conosco nossa herança genética, a forma como fomos criados, a influência do meio em que vivemos, enfim, nossa his­tória de vida. No entanto, quando os atritos não são resolvidos, podem culminar numa crise, tendo como consequência o desequilíbrio no relacionamento.
O melhor caminho para a resolução das desavenças é o diálogo franco, sem buscar um responsável, mas o entendimento. É preciso exercitar a virtude da paci­ência, aceitar a individualidade e compreender as im­perfeições do outro, perdoar e pedir perdão. Isso é de­monstração de maturidade e de boa vontade para man­ter sempre o equilíbrio no relacionamento conjugal.
As diferenças existem para que o casal se complete. A cada impasse resolvido o casal se fortalece. E quando o alicerce no qual o relacionamento se fundamenta é Deus, sempre é possível encontrar uma solução, cada um cedendo um pouco para que ambos cresçam no amor.

Palavra que orienta

"Em suma, cada um de vós também
ame a sua esposa como a si mesmo;
e que a esposa tenha respeito pelo marido" (Ef 5,33).

O casamento é um compromisso assumido entre um homem e uma mulher e uma aliança do casal com Deus, em que ambos devem colaborar para a santifica­ção do outro (cf. ICor 7,15).
O relacionamento entre marido e mulher é compa­rado por Paulo ao relacionamento de Cristo com sua Igreja (Ef 5,25-33). Amar significa promover o bem do outro, nem que para isso seja necessário sacrifício e doação da própria vida, a exemplo de Jesus.
Paulo nos ensina como agir para viver o amor ple­no: não permita que "se ponha o sol sobre vossa ira [...] Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade. Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros [...] perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo" (Ef 4,26.31-32).
O amor é a vocação fundamental de todo ser hu­mano. Mas, no relacionamento conjugal, esse amor deve ser renovado e aperfeiçoado diariamente. Com amor e por amor, todos os conflitos conjugais podem ser superados.
Se você está enfrentando problemas no casamento, peça a ajuda de Deus, convide-o a fazer parte de sua vida familiar. Não há nada que ele não possa fazer para restaurar os laços conjugais e familiares.


Texto do livro: Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia - Paulinas Editora

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...